NÃO JULGAR - Apolonio Carvalho Nascimento



  • NÃO JULGAR

     

    "Não julgueis e não sereis julgados." (Mt 7,1)

    Julgar é quase automático: vemos uma atitude, ouvimos uma história incompleta, e rapidamente tiramos conclusões.

    Ao julgar, reduzimos o outro a um recorte, ignorando tudo o que não vemos: a história, as dores, as intenções, as lutas silenciosas.

    Nós não conhecemos o coração do outro por inteiro. E, ao admitir isso, nasce a prudência e a misericórdia.

    Quem aprende a evitar o julgamento começa a experimentar mais leveza. Já não carrega o peso de condenar o tempo todo.

    Não julgar é entender que, assim como você, o outro está em caminho, com acertos e falhas, tentando, caindo e recomeçando.

     

    Abraços,

    Apolonio Carvalho Nascimento